
O Exame Citológico
O câncer de colo do útero é o 3º tumor maligno mais frequente em mulheres e o 4º mais letal entre a população feminina no mundo.
O exame citológico é utilizado paradiagnosticar precocemente as lesões pré-neoplásicasde colo uterino e assim reduzir a incidência do câncer cervical. Ele foi introduzido no Brasil na década de 1950, apresenta uma alta eficácia, baixa complexidade e baixo custo.
Esse rastreamento deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo uterino que esteja na faixa etária entre 25 e 64 anos e que já tenha iniciado a vida sexual. Ou seja, pacientes virgens não devem ser submetidas ao exame.
Ele é realizado com o auxílio de um espéculo vaginal (aparelho para visualização do colo uterino), espátula e escovinha para coleta das células do colo do útero. Esse raspado da parte interna e externa do colo é posteriormente enviado ao laboratório para análise pelo patologista.
Esse procedimento é feito de forma indolor, rápida e muito simples no consultório ginecológico, trazendo apenas mínimo desconforto à paciente.
Outros nomes pelos quais o exame citológico é conhecido:
- Prevenção/ Preventivo;
- Citologia;
- Colpocitologia oncótica (CCO);
- Papanicolaou.
Algumas orientações que devem ser seguidas nas 48h que antecedemo exame:
- Não deve estar menstruada;
- Não utilizar duchas higiênicas, cremes, óvulos vaginais ou lubrificantes
- Não ter relações sexuais (mesmo com preservativo)
- Evitar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve
O ICB é uma clínica especializada na prevenção e tratamento do câncer do colo do útero.
Para agendar uma consulta, entre em contato!