
Consultas de rotina em Ginecologia
Venho hoje trazer um esclarecimento sobre o que é uma consulta de rotina em Ginecologia. Muitas mulheres cresceram ouvindo que devem ir ao Ginecologista todo ano para uma consulta de rotina. O que é isso na realidade?
Em 1984, o Ministério da Saúde iniciou um programa contemplando a prevenção do câncer de colo do útero, juntamente com o cuidado pré-natal, mas isso só foi regulamentado em junho de 1998.
O câncer de colo uterino é uma doença muito frequente em nosso meio e com possibilidades reais de prevenção e diminuição do número de mortes causadas por ela.
Justifica-se uma ação de prevenção da doença, através do que conhecemos como rastreamento, ou seja, a realização de exames simples e de baixo custo em pacientes assintomáticas comrisco aumentado de desenvolver a doença. A estratégia do rastreamento do câncer de colo uterino vem sendo realizada em diversos países desde 1960 e tem se mostrado altamente eficaz em reduzir o número de casos e a mortalidade por câncer de colo uterino.
O rastreamento nada mais é do que a consulta de rotina ao Ginecologista. Nessa oportunidade, realiza-se o exame de Papanicolaou, também conhecido como exame de lâmina, Citologia ou, simplesmente, Preventivo. Esse exame deve ser realizado nas mulheres de 25 a 64 anos de idade que já iniciaram a vida sexual, conforme última recomendação do INCA – Ministério da Saúde, 2016.
Essa faixa etária ainda não é um consenso mundial, sendo que alguns países iniciam aos 21 anos, outros aos 30 anos e outros 2 ou 3 anos após o início da vida sexual.
A recomendação do INCA no Brasil é de que esse exame seja feito de 3 em 3 anos, após 2 exames anuais consecutivos normais. Através desse exame, conseguimos diagnosticar e tratar as alterações pré-cancerosas de uma forma bastante simples, evitando o câncer de colo uterino.
Resumindo então, a consulta ginecológica de rotina deve ser realizada para prevenção de câncer de colo uterino, nas datas corretas, não sendo necessário este exame em outras épocas.
Devemos ressaltar que após os 40 ou 50 anos de idade se observa uma maior incidência do câncer de mama e, nesse período, o INCA preconiza a realização da Mamografia bilateral anual ou bianual para detecção precoce desse câncer e assim temos a possibilidade de um tratamento mais eficaz e menos mutilante.
Por último, gostaríamos de dizer que a mulher deve ir ao Ginecologista sempre que for necessário por alguma queixa Ginecológica que ela tenha, mas se ela não tiver nenhuma queixa, que ela vá para seu exame de prevenção do câncer de colo uterino ou de mamas nas datas recomendadas
Obrigado.